violência contra IDOSO:

TIPOS DE 
VIOLÊNCIA

TIPOS DE VIOLÊNCIA

PASSE O MOUSE AQUI

PASSE O MOUSE AQUI

Estudos mostram que milhões de idosos no mundo são vítimas diárias de violência decorrente de golpes com objetos, pequenos empurrões, que podem resultar em fraturas, queimaduras e ferimentos. 
Grande parte dessa violência física é cometida por familiares, mas o idoso não denuncia por vergonha, culpa pelo fracasso das relações familiares, além do medo de aumentar as hostilidades ou de perder o “amor” da família. Ocorre também a omissão do acontecimento pela vítima por aceitação da violência como parte natural das relações familiares. 
Outras formas de violência são a negligência com a saúde, com a alimentação e higiene; a violência psicológica; a violência sexual e o abuso financeiro, pois a vítima é presa fácil pela sua fragilidade tanto física como emocional.

PERFIL DAS
VÍTIMAS

PERFIL DAS VÍTIMAS:

PASSE O MOUSE AQUI

PASSE O MOUSE AQUI

O idoso que aparentemente sofre mais violência é, na sua maioria, do sexo feminino, solteira/ viúva, tem 75 anos ou mais, baixa escolaridade e apresenta alguma doença neurológica, reumática ou psiquiátrica.

FATORES DE
RISCO

FATORES DE RISCO:

PASSE O MOUSE AQUI

PASSE O MOUSE AQUI

  • quando existe dependência pelo declínio cognitivo, a perda de memória ou dificuldades motoras para realizar atividades do cotidiano; 

  • a pobreza: pode levar a falta de cuidados básicos com a alimentação e/ou higiene, pois o idoso pode ficar sozinho em casa porque sua família precisa trabalhar para comprar seus remédios;

  • quando possui auxílio de apenas uma pessoa. Isso acontece porque os familiares não podem ou não querem participar do cuidado; 

  • a procura de cuidados médicos constantes;

  • quando há repetidas ausências às consultas agendadas;

  • explicações improváveis sua ou de seus familiares para determinadas lesões e traumas; 

  • 3 (três) ou mais quedas por ano podem ser indicador de existência de violência.

INTERVENÇÃO E
ASPECTOS LEGAIS

INTERVENÇÃO E ESPECTOS LEGAIS:

PASSE O MOUSE AQUI

PASSE O MOUSE AQUI

O Estatuto do Idoso, Lei Federal nº 10.741, criado em 1º de outubro de 2003, é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Conforme o artigo 19, “os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra o idoso serão obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de saúde também a Autoridade Policial.”

TIPOS DE
VIOLÊNCIA

TIPOS DE VIOLÊNCIAS:

PASSE O MOUSE AQUI

PASSE O MOUSE AQUI

SAIBA MAIS SOBRE OS TIPOS DE VIOLÊNCIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTE CLICANDO ABAIXO: